As primeiras de Roma
Pela quantidade de jornalistas na sala de imprensa internacional, é possível observar que o olhar do mundo está voltado para o Vaticano. O número de credenciais disponibilizadas para profissionais de imprensa do mundo inteiro chegou a cinco mil. Um grande aparato de equipamentos está sendo montado próximo da Praça São Pedro para transmitir esse que será um dos conclaves mais prestigiado de todos os tempos. O número de turistas na cidade aumentou diante das expectativas de conhecer o novo sumo pontífice.
Os mundos católico e não católico aguardam o início do conclave. Na conferência de imprensa deste sábado (9), que iniciou às 13h (Itália), o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou que foi na Congregação (reunião que antecede o conclave) desta manhã que se definiu a data de início do conclave.
Lá foi decidido que os cardeais irão para o Domus Santa Marta na segunda (11), a partir das 7h. Eles irão ficar alojados durante o período do conclave. Ainda na segunda, antes de se deslocaram à Basílica de São Pedro, a fim de iniciar as reuniões, às 17h30min ocorrerá, na Capela Paulina, o juramento do pessoal auxiliar. Eles prometerão manter o segredo de tudo o que ali se passar. Na manhã de terça (12), precedendo o conclave, que inicia no período da tarde, haverá uma reunião dos cardeais. São muitos os que já pediram a palavra para falar.
Na conferência de imprensa deste sábado também foi anunciado o horário dos dias de conclave. Na terça, primeiro dia, os cardeais sairão de Santa Marta às 15h45min, em sentido à Capela Paulina. Às 16h30min haverá uma procissão até à Capela Sistina, onde às 16h45min prestam juramento, e a porta será cerrada. Nos outros dias, de forma geral, pequeno almoço entre 6h30min e 7h30min. 7h45min, transferência à Capela Paulina, onde celebrarão a missa entre a 8h15min e 9h15min e depois vão à Capela Sistina.
Neste domingo (10), dia livre para os cardeais, eles poderão passar o tempo como preferirem. Alguns, disse o padre Lombardi, irão celebrar missa nas respectivas igrejas titulares.
Na Congregação deste sábado falaram 17 cardeais. Eles disseram, basicamente, das expectativas em relação ao novo papa, dos trabalhos da Cúria Romana e da necessidade de melhorá-la. Discutiu-se, também, a situação da Igreja em diversas partes do mundo.
A tradicional chaminé também foi instalada neste sábado (9). Além de ser colocada no telhado do prédio da capela, alguns testes foram feitos. Tudo para garantir a certeza da coloração preta ou branca da fumaça que irá sair. Se branca, significa que o papa foi escolhida. Se preta, os trabalhos continuarão.
O Conexão Vaticano tem o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.



